Voluntários da Fundação Wikimedia estiveram no Instituto Anísio Teixeira para realizar a formação “Apresentação das possibilidades de uso da Wikipédia na sala de aula como ferramenta de ensino”, no início dessa semana. O ato, na verdade, se tratou de uma capacitação para professores da rede pública de educação utilizar a ferramenta e, também, estimular os estudantes para a produção colaborativa de conteúdos.

“O objetivo é que os alunos possam começar a utilizar o Wikipédia em sala de aula, ou seja, eles se tornariam produtores de conteúdo da plataforma e que isso seja uma atividade da escola, capaz de gerar um conteúdo acessível a todos”, explicou Lucas Teles, voluntário da Fundação Wikimedia na Bahia.

Já Yuri Wanderley, coordenador do Programa de Difusão de Mídias e Tecnologias Educacionais (Rede Anísio Teixeira), ressaltou a importância da parceria e de como os professores podem se tornar colaboradores do projeto. “A nossa intenção é que ela [a ferramenta Wikipédia] possa se transformar em uma formação que o IAT possa disponibilizar para os estudantes e professores da rede pública de educação e dos outros projetos culturais da gente”, afirmou.

Fundação Wikimedia

A Fundação Wikimedia é uma organização beneficente, sem fins lucrativos, dedicada a incentivar a produção, desenvolvimento e distribuição de conteúdo livre e multilíngue e a disponibilizar ao público, integralmente, esses projetos baseados em wiki de forma totalmente gratuita. A Wikimedia Foundation opera alguns dos maiores projetos de referência editados colaborativamente em todo o mundo, incluindo Wikipédia, um dos 10 sites mais visitados.

Comentários

Comentários