A Tiroleza do Morro de São Paulo, no Arquipélago de Tinharé, no município de Cairu, Baixo Sul da Bahia, receberá neste domingo, 22 de maio, o mais importante símbolo dos jogos Olímpicos e Paralímpicos. A Tiroleza é um dos principais pontos turísticos do Morro de São Paulo, possui mais de 700 metros, o que atribui ao equipamento, o título de maior queda livre sobre o mar, em toda a América Latina.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A passagem da Tocha Olímpica por Cairu começa na Praia da Gamboa. Depois segue para a Rua da Fonte Grande – Marco Zero do Morro de São Paulo. A partir daí, passa pelos principais pontos turísticos da ilha – a secular Igreja de Nossa Senhora da Luz, sobe até o Farol, desce a Tiroleza até a Primeira Praia. Em seguida, passa pela passarela da Segunda Praia, retornando até a Vila, e finalizando na Praça Aureliano Lima.

O roteiro foi definido pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos 2016. Serão realizados revezamentos da passagem. No percurso, a tocha passará de mãos em mãos, por personagens da ilha. O cortejo será animado por diversos grupos culturais locais. “Será uma grande festa. Nossa população sente-se orgulhosa em receber o símbolo do esporte mundial”, destaca o prefeito Fernando Brito (PSD).

A tocha traz como elemento inovador os segmentos que ao se abrirem revelam elementos de brasilidade: diversidade harmônica, energia contagiante e natureza exuberante, todos esses muito presentes no Arquipélago de Tinharé. A tocha saiu de Olímpia, na Grécia, no mês de Abril. No roteiro, passará por mais de 300 cidades de todos os Estados Brasileiros até chegar no Rio de Janeiro. As Olimpíadas começam em 05 de agosto.

Comentários

Comentários