Histórico clássico BaVi marcou a reabertura do estádio que sediará a Copa das Confederações e a Copa do Mundo

O verde reluzente do gramado, o preto e vermelho de um lado e o azul, vermelho e branco do outro lado das arquibancadas, certificavam para aqueles que ainda guardavam uma ponta de receio: a velha Fonte Nova está reerguida, renasceu das cinzas do concreto demolido. Inaugurada em grande estilo, com um histórico clássico BaVi, a Itaipava Arena Fonte Nova está bela, um monumento à altura da grandeza do povo baiano. O equipamento não deve nada para estádios da Europa.

Arena BaVi_Foto Manu Dias-Secom

A expectativa foi grande, tanto para quem esperava para ver, ao vivo e em cores, a nova Fonte, quanto para os apaixonados torcedores de Bahia e Vitória – o jogo teve recorde de arrecadação e público: 37.274 pagantes e cerca de R$ 2 milhões. Todos se encantaram com a Arena, uníssonos, no domingo, 07 de abril, que entrou para a história do esporte baiano. Mas, apenas torcedores do rubro-negro irão guardar na memória a explosão de alegria fruto de uma sonora goleada, 5 a 1, aplicada em seu arquirrival tricolor, na reabertura do templo máximo do futebol do estado.

A Itaipava Arena Fonte Nova – o estádio foi assim renomeado por conta de um contrato de naming rights entre a cervejaria Itaipava, do Grupo Petrópolis, com o consórcio que administra o equipamento esportivo multiuso -, iniciou suas atividades uma semana antes do prazo final da Fifa. Em junho, a Arena será palco de jogos da Copa das Confederações e, ano que vem, sediará a Copa do Mundo.

A inauguração

Arena Construção 3_Nilton Souza-Divulgação

As cantoras Ivete Sangalo, Cláudia Leite, Margareth Menezes, Mariene de Castro, Marcia Short e o cantor Dan, da banda Filhos de Jorge (o ‘cara’ do Ziriguidum), soltaram a voz em um magnífico espetáculo de abertura da cerimônia de inauguração da Itaipava Arena FonteNova. O ator baiano Fábio Lago foi o mediador do evento. Minutos antes do jogo inaugural, o Olodum ainda tocou, com sua batucada orquestral, o Hino brasileiro.

Estrutura da Arena

Construção Arena Fonte -  Nova Salvador - Bahia BrasilA mega estrutura da Arena conta com mais de 40 mil metros cúbicos de concreto, 70 camarotes VIPs, instalações modernas e um gramado, o tapete sagrado do futebol, inconteste. Os três anéis de arquibancadas, impecáveis e cobertos, com cadeiras retráteis e a proximidade com o campo de jogo impressionam.

Percorrer os 10 níveis do estádio e depois adentrar no campo, pelo túnel de acesso, por onde os jogadores entrarão para os jogos, foi um momento marcante para jornalistas, radialistas, fotógrafos e cinegrafistas que conheceram o estádio, com exclusividade, antes da inauguração.

Na ocasião, proseando, o governador do estado, Jaques Wagner, divagou que todas as etapas, desde a implosão, o período de reconstrução e depois os testes, foram como uma relação amorosa que culmina no casamento. “O casamento será o dia da inauguração e torcemos agora para que nem o noivo e nem a noiva tropecem no altar”, brincou. Não tropeçaram. Apesar de pequenas falhas e ajustes por fazer, a torcida baiana aprovou a nova Fonte.

Naming rights  

Arena Construção_Nilton Souza-DivulgaçãoA construção da Itaipava Arena Fonte Nova, que durou dois anos e meio e envolveu cerca de 3 mil profissionais das mais diversas áreas, foi feita pelo sistema de parceria Público-Privada (PPP) – com investimentos do governo do estado e das construtoras Odebrecht e OAS. O equipamento possui 90 mil metros quadrados e comportará 50 mil torcedores. Tem 40 bares, 94 banheiros, sendo 23 para deficientes, nove elevadores e estacionamento para mais de 2 mil vagas.

A Cervejaria Itaipava pagará R$ 100 milhões pelo direito de estampar sua marca no nome da Arena Fonte Nova por 10 anos. A estratégia do grupo é disseminar a cerveja na Bahia. Já na Copa do Mundo a Itaipava não poderá usar sua marca no estádio, pois a Cervejaria Budweiser, da InBev, controladora da brasileira Ambev, é patrocinadora oficial da Fifa.

Esta é uma tendência mundial, a busca de parcerias ou patrocínios para estádios. O maior estádio da Alemanha foi rebatizado como Signal Iduna Park. O mesmo ocorreu com a Allianz Arena, em Munique, com a Mercedes-Benz Arena, em Stuttgart. O Etihad Stadium, do time de futebol Manchester City e o Emirates Stadium, do Arsenal, ambos na Inglaterra, endossam a lista. Nos Estados Unidos há o Gillette Stadium, do New England Patriots, time de futebol americano, e o Toyota Park, do Chicago Fire.

Fotos | Gov/Ba

Outros eventos

Além do calendário oficial esportivo, com jogos do Baianão, Copa do Brasil, Brasileirão e Copa das Confederações este ano, a ItaipavaArena Fonte Nova vai ser palco também da gravação do DVD em comemoração aos 20 anos de carreira da cantora Ivete Sangalo.

Arena visita da imprensa_Foto André Frutuôso

A equipe do BNL esteve na abertura dos portões da nova arena, exclusivamente para a imprensa, antes da inauguração oficial – Foto | André Frutuôso/BNL

Comentários

Comentários