Na internet há um sem fim de receitas que prometem alcançar a textura inacreditável que têm os ovos mexidos servidos no café da manhã dos hotéis. Mas não há ilusão. Para ficar cremoso daquele jeito, não adianta besuntar de manteiga e leite e tentar acertar o ponto.

O principal segredo está na quantidade.

Como provavelmente ninguém em casa usará tantos ovos é melhor mesmo correr para um hotel na sua cidade quando a vontade bater, ou viajar, é claro! Ainda assim, Ary Junior, Chef da rede Slaviero Hotéis, fornece um passo a passo da receita para quem quiser se aventurar em casa.

Foto: Divulgação

 

Campeões de audiência

“Isso é mágico!”, diz Ary ao ser perguntado sobre quais são os itens favoritos dos hóspedes. “Pão de queijo e ovos mexidos”, ele responde. São usados quase 107 mil ovos por mês e servidos 373.200 pães de queijo neste período. A média é de 18 ovos para uma receita que serve 25 pessoas, e 2,5 pão de queijo por pessoa.

Açúcar vilão, quase roubou seu coração!

Ao longo dos anos a população tem recebido cada vez mais informações sobre os efeitos que o açúcar – refinado ou não – provocam no organismo das pessoas. Segundo a Slaviero Hoteis, os hóspedes têm demonstrado maior preocupação em relação à ingestão excessiva do ingrediente. Antes, o consumo era de três sachês de açúcar para cada um de adoçante. Hoje a proporção é de um para um.

Pães e leite

Outros números que chamam a atenção: são servidos todos os meses, no café da manhã, 120 mil litros de leite (em geral quente) e quase 500 mil unidades de pão!!!!

Quem pode culpar o viajante por gostar de um carboidrato, não é mesmo?

Foto: Divulgação

Depois dos números, a receita!

Veja abaixo a receita dos ovos mexidos servidos em restaurantes:

INGREDIENTES: 120g de Manteiga, 1/2 limão, 12 ovos (quanto maior o número de ovos melhor será o resultado do ovo mexido, pois depois de retirar do fogo ele continua apurando, perdendo a umidade rapidamente)

UTENSÍLIOS: 1 Frigideira antiaderente média, 1 Fouet (batedor de arame), 1 recipiente para servir os ovos mexidos (não pode ser de alumínio).

MODO DE PREPARO – Aquecer a frigideira, untar com 30g da manteiga, adicionar o ovo previamente batido. Manter em fogo médio até que comece a aglutinar, mexer e adicionar o suco do limão, que servirá para deixar seu ovo bem amarelinho, inibindo a oxidação das gemas. Continuar mexendo de forma suave para não esfarelar demais o ovo, adicionar o restante da manteiga quando ainda estiver cremoso ou  “mal passado”. Mexer até que a manteiga incorpore e desligar o fogo.

DICA do chef: “No hotel não colocamos tempero para servir. Em casa pode adicionar sal e pimenta a gosto; assim como se quiser, colocar tomate, ervilha verde, ervas, queijo, presunto ou peito de peru. O momento certo é junto com a manteiga no final do preparo”.

 

Comentários

Comentários