Dois elementos de extrema importância simbólica para a cultura brasileira, a literatura de cordel e o panteão africano, se encontram no livro Bule Bule – Orixás em Cordel…

De autoria do repentista e cordelista, Antônio Ribeiro da Conceição, artisticamente conhecido como Bule-Bule, o livro será apresentado ao público, na quarta-feira (11), em noite de autógrafos, as 18h30, no foyer do Teatro Castro Alves.

Bule Bule revela que a escolha do tema ocorreu ao perceber que a literatura de cordel sempre tratou as religiões de matriz africana de maneira cômica. “Muitos grandes mestres conviveram com temas variados, mas ninguém tinha escrito um trabalho sério sobre a religiosidade de matriz africana. Alguns tinham criado em tom de brincadeira e gozação”, avalia o artista.

Com o apoio financeiro do Governo do Estado, através da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, esse projeto possui duas etapas. A primeira é o lançamento do Livro e a segunda etapa prevê rodas de conversa do mestre Bule Bule com as comunidades de alguns terreiros de Candomblé de Salvador, Lauro de Freitas e Cachoeira.

Essa não é a primeira vez que o mestre Bule Bule se debruça sobre temas religiosos. É de sua autoria os cordéis “Adeus a Mãe Menininha – a nossa Ialorixá Maria Escolástica da Conceição Nazareth” e “Irmã Dulce da Bahia: Santa Mãe de Todos Nós”.

Bule Bule. | Foto: Divulgação

Diretoria – Vinculada à Fundação Pedro Calmon/SecultBA, a Diretoria do Livro e Leitura (DLL) é responsável pela execução e implementação das políticas públicas de fomento ao livro e estímulo à leitura. Está em seus objetivos incentivar a prática da leitura, promovendo eventos do setor, como leituras públicas com autores, oficinas de leitura, seminários, feiras, palestras e conferências sobre obras, autores e tópicos importantes da Literatura. Também compete à DLL a promoção do livro, fomentando a produção editorial, elaborando prêmios literários e editais que proporcionem às editoras o acesso a recursos públicos que permitam às mesmas aumentar e diversificar a produção de livros no Estado, dentre outras ações que integram os objetivos do Plano Estadual do Livro e Leitura (PELL).

Serviço
O que: Lançamento do Livro Bule Bule – Orixás em Cordel

Quando: Quarta-feira (11). As 18h30

Onde: Foyer do Teatro Castro Alves

Como: Noite de autógrafos com Bule Bule

Comentários

Comentários