Na estrada sentido Sul da Bahia e, como quem não quer nada, à beira da rodovia, no km 388 da BR-101, um aconchego logo te toma. Um aroma de frutos do mar penetra nas entranhas, plantação de manjericão, cidreira… Cachos e mais cachos lindos de banana, pendurados para a festa dos bem-te-vis que, com rapidez, bicam com casca e tudo aqueles frutos. A imagem só traz calmaria! Aquela  sensação que só a natureza te transmite.

Entrada do restaurante, ou Oásis, em meio à mata... | Foto: Divulgação/Natureza Viva

Entrada do restaurante, ou Oásis, em meio à mata… | Foto: Divulgação/Natureza Viva

Natureza Viva, é o nome deste lindo lugar, um restaurante ecológico, que tive o imenso prazer de conhecer. Próximo à cidade de Gandú, o restaurante parece mais uma pousada. Dentro da mata verde, com uma imensidão de árvores. A opção de uma mesa ao ar livre, no meio do mato, é indiscutível. Lá, você pode desfrutar de um delicioso suco de puro cacau, mais cacau com cardamomo bem gelado. Parece um frozen.

Na verdade, ao chegar lá, o viajante já fica perdido ao abrir o cardápio. São tantas opções irresistíveis: moqueca de Tilapia, ensopado de camarão com polvo, Vermelho com legumes na pedra, pirão e arroz especial, picanha uruguaia ao creme de erva, moqueca de Pirarucu com camarão e palmito fresco…

O delicioso Camarão na pedra... | Foto: Divulgação/Natureza Viva

O delicioso Camarão na pedra… | Foto: Divulgação/Natureza Viva

Depois de muito discutir com água na boca, tivemos um “orgasmo degustativo” com o pedido decidido. Ou melhor, cheio de dúvidas. Dá vontade de experimentar tudo! Opção de entrada: bananas da terra e aipim chips, com geleias de cupuaçu, cacau com pimenta, goiaba, maracujá com pimenta calabresa. Nossa!!! Pratos: filé de camarão com legumes ao curry, na pedra e polvo com legumes na pedra, acompanhado com mel.

Minha escolha... | Foto: Fabi Ferreira

Minha escolha… | Foto: Fabi Ferreira

Depois de ficar “triste”, você se esparrama em uma das redes ao lado da mesa e adormece ao som da mata.

Não resisti e tirei uma sonequinha após me deliciar... | Foto: Arquivo Pessoal

Não resisti e tirei uma sonequinha após me deliciar… | Foto: Arquivo Pessoal

Agora é hora de partir!!! Mas, antes, passa no cantinho das delícias e leva para casa uma compota daquelas geleias maravilhosas que citei e barras de puro cacau. Tudo feito lá mesmo. Os últimos passos da saída, bate um papo com o dono Habib, pede a receita da geleia de maracujá com pimenta calabresa e observa carpas e pirarucus devorando a ração. Tem um pirarucu que  parece um jacaré de tão grande.

Comentários

Comentários