Decisão

Não há mais espaço para erros. Neste domingo, diante do Corinthians, em uma Fonte Nova que deve receber bom público, o Bahia precisa inverter a lógica e derrotar o time paulista para manter a esperança de escapar da degola neste Brasileirão. Seria a primeira das quatro vitórias necessárias – nos cinco jogos que faltam – uma missão quase impossível, mas que pode, sim, ser conquistada. Para tentar atrair o apoio da turma tricolor, a diretoria liberou, gratuitamente, a entrada para mulheres e crianças. Agora falta a parte mais difícil: o time corresponder em campo e não permitir que o incentivo acabe em vaias.

Decisão 2

Jogo de “seis pontos”. Também na indesejável zona de rebaixamento, o Vitória vai encarar a Chapecoense neste domingo, em Santa Catarina, quando terá a obrigação de derrotar o adversário direto para ver diminuídas suas chances de queda (que também não são poucas). A essa altura do campeonato, nem mesmo um empate pode ser considerado um bom resultado. Depois dos catarinenses, o rubro-negro receberá o Coritiba no Barradão, outra partida contra um dos concorrentes na luta pela permanência na Série A. Vencê-los é fundamental para seguir respirando.

Mudanças

Semana de mudanças. Não faltaram emoções no Fazendão nos últimos dias. Primeiro veio a notícia da demissão do técnico Gilson Kleina. Depois, com Charles assumindo o vestiário, a novidade foi o afastamento de Uelliton, Léo Gago e Rafinha, além do pedido de dispensa de Potita. Para fechar, o comandante efetivado anunciou um time bastante mudado em relação a derrota apática para o Goiás, a fim de vencer o Corinthians no domingo: na lista das novidades que apareceram no time titular estão Railan, Pará, Fahel, Bruno Paulista e Galhardo. Este último, por sinal, não atuou uma vez sequer no Brasileiro. Agora é torcer para dar resultado.

Baixas

Desfalques do leão. Para a partida deste domingo, Ney Franco não vai contar com o volante Luiz Gustavo e com o atacante Vinicius, ambos afastados por lesões musculares. Em seus lugares, segundo indicaram os treinos da semana, devem entrar, respectivamente, José Welison e Edno. A provável escalação tem: Wilson; Nino Paraíba, Kadu, Roger Carvalho e Mansur; Cáceres, José Welison, Richarlyson e Marcinho; Edno e Dinei. Um dos principais objetivos do rubro-negro diante da Chapecoense é evitar as corriqueiras falhas do setor defensivo nas jogadas aéreas. Ah, e aproveitar melhor as chances de gol criadas…

Talisca

É um meteoro o menino Talisca. Revelado pelo projeto social do Astro, em Feira de Santana, e projetado pelo Bahia, o jovem meia estourou rapidamente no tricolor, foi vendido ao Benfica, de Portugal, e precisou de poucos jogos para mostrar seu futebol versátil e eficiente, o que despertou até mesmo a atenção do consagrado técnico do Chelsea, José Mourinho. Com a lesão de Lucas, do PSG, o técnico da Seleção Brasileira, Dunga, não titubeou ao chamar o jogador para testá-lo nos amistosos contra Turquia e Áustria, respectivamente. Como não teve chance diante dos turcos, na goleada por 4 a 0, a esperança agora é vê-lo atuar na terça-feira.

bavi_bahianalupaVitória derrotou o Bahia na partida de ida, no Barradão, pelo placar de 2 a 0
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

Sub-20

A dupla que orgulha. Enquanto Bahia e Vitória fazem campanhas abaixo da crítica no Brasileirão, ambos com boas chances de rebaixamento, seus times sub-20 fazem uma das semifinais da Copa do Brasil da categoria. Na partida de ida, realizada na última quarta-feira, no Barradão, o rubro-negro fez bem o dever de casa e aplicou 2 a 0 no tricolor, o que lhe dá uma boa vantagem para o clássico decisivo de quinta-feira, 20 de novembro, no estádio de Pituaçu. Que as diretorias da dupla Ba-Vi saibam aproveitar corretamente esses jovens talentos, o que tem sido feito de forma insatisfatória nos últimos anos.

Genaro

“Seo” Genaro. Poucos dirigentes do Galícia tiveram uma personalidade tão controversa ao longo da história como Genaro Carballido Porto. Os que o odiavam, alegavam que o ex-presidente tanto do clube como do Conselho Deliberativo teve grande contribuição na trajetória decadente que o granadeiro azulino teve nas últimas décadas. Os que o defendiam, argumentavam que ele tirou do próprio bolso, inúmeras vezes, para contribuir com time da Cruz de Santiago. Nos meus cinco anos como funcionário do Galícia, não o amei, tampouco odiei, mas aprendi a respeitá-lo, assim como sempre tive o respeito dele. Descanse em paz, “Seo” Genaro!

Você sabia?

  • O Grêmio deu uma ajudinha a Bahia e Vitória no sábado, quando goleou o Criciúma (3 a 0), em Santa Catarina, e praticamente sepultou as chances de os catarinenses escaparem da degola?
  • Que outro resultado maravilhoso para a dupla Ba-Vi foi a derrota do Botafogo (que também está na zona) para o Flu?
  • O Bahia recebe o Corinthians neste domingo, às 16h, na Fonte Nova, enquanto o Vitória encara a Chapecoense, no Índio Condá, às 18h30.
  • A polêmica envolvendo o rebaixamento da Portuguesa no ano passado foi reaberta nesta semana após denúncia do Ministério Público de São Paulo. Haveria provas de que dirigentes da Lusa teriam recebido propina para que Héverton atuasse de forma irregular.

Pimentinha

O Marcinho tem jogado alguma coisa para dizer aos microfones que tem gente na imprensa que fala demais?

Comentários

Comentários