O Festival Artes do Sagrado, que será realizado entre os dias 10 e 21 de abril, toma conta da capital baiana na Semana Santa, reforçando o perfil religioso de Salvador. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), patrocina e inclui o festival no calendário de eventos da cidade. Entre as atividades gratuitas da programação está o espetáculo épico teatral “A Paixão de Cristo”, que será encenado no Farol da Barra, com estimativa de receber cerca de sete mil espectadores. A programação envolve ainda a realização da Feira Artes do Sagrado, Série de Concertos Sinfônicos, Rota Gastronômica Santos Sabores, Rota de Cinema, Danças Sagradas, Rota de Museus, além da exposição especial Santeiros do Sagrado, no Museu Palacete das Artes.

Prefeito ACM Neto e o ator Jackson Costa (Aprovado) acompanhando a apresentação do Festival | Foto: Agecom/PMS

Prefeito ACM Neto e o ator Jackson Costa (Aprovado) acompanhando a apresentação do Festival | Foto: Agecom/PMS

Para o prefeito ACM Neto, essa é uma iniciativa que consolida uma agenda de eventos em torno da arte sacra. “Estamos aproveitando a Semana Santa, que é um período de natural interesse pelo lazer e de uma grande procura de turistas pela nossa cidade, para montar uma agenda de eventos em torno da arte sacra, que tem estreita relação com nossa história por estar presente nas nossas igrejas, museus e espaços públicos, mas que até então não era trabalhada de uma forma organizada. Esse é um momento de fé e espiritualidade, mas também um momento da procura do lazer, e precisamos aproveitar isso para gerar resultados econômicos, movimentar a economia, ampliar a ocupação hoteleira e reforçar a rede de serviços do turismo”, afirma.

O secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, aponta que o objetivo é, também, fazer com que as pessoas curtam atrações em espaços públicos, voltando a “viver a cidade”. “Esse já é um momento de grande fluxo turístico na cidade e tende a ser o terceiro pico de atração em Salvador. Não é somente com o viés turístico que formulamos um evento como esse. O que pretendemos é fazer com que o cidadão soteropolitano se identifique com a sua cidade, ocupe o espaço público, venha curtir e viver ambientes que são estão à disposição, e quando isso é agregado a uma programação com essa do Festival, ganha um potencial ainda maior. Faz também com que vagas do setor hoteleiro que eventualmente estejam disponíveis sejam ocupadas com maior densidade, simplesmente por existir um evento de qualidade na cidade”, declara.

Prefeito apresentando as novidades desse ano. | Foto: Agecom/PMS

Prefeito apresentando as novidades desse ano. | Foto: Agecom/PMS

Novos espaços

Depois do sucesso da sua primeira edição, em 2013, quando reuniu 42 mil pessoas no conjunto de suas atividades em Salvador, o Festival Artes do Sagrado não só amplia sua programação, como inclui novos espaços públicos. A clássica encenação do espetáculo épico teatral “A Paixão de Cristo”, que é um dos carros chefes do festival, sai da Concha Acústica para ser apresentada no Farol da Barra, em cinco dias consecutivos, de 16 a 20 de abril, enquanto a Feira Artes do Sagrado se alojará no Palacete das Artes.

Entre as novidades estão a Rota de Cinema, que contará com a exibição de filmes voltados para o tema sacro, no circuito Sala de Arte, e as Danças Sagradas, com aulas abertas de dança indiana, taichi, dança do ventre e danças circulares, no Farol da Barra. O festival contempla ainda uma rota gastronômica.

Veja programação completa AQUI

Comentários

Comentários