As celebrações pelos 23 anos da Casa da Música, localizada em Abaeté, no bairro de Itapuã, em Salvador, começam neste sábado, 03 de setembro, data exata do aniversário do espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult). Às 9h será aberta a exposição ‘A Casa dos Meus Sonhos’, que reúne seis projetos de qualificação para o local, resultado do trabalho de alunos do curso de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Casa da Música do Abaeté. | Foto: Divulgação

Casa da Música do Abaeté. | Foto: Divulgação

Durante o evento haverá um ‘Bate-Papo Musicado – Música e Arquitetura em Sintonia’, momento em que os arquitetos Solange Valladão, Marcos Queiróz e João Maurício, juntamente com o maestro Erick Vasconcelos, conversam com o público sobre a temática, sinalizando as afinidades entre as duas áreas. A entrada é gratuita.

Os projetos de reforma e ampliação da Casa da Música objetivam integrar o espaço, de forma sustentável e harmoniosa, ao ambiente do Parque e da Área de Proteção Ambiental do Abaeté, além de promover uma comunicação mais próxima com a comunidade do entorno. Monitores de TV vão proporcionar passeios virtuais pelas propostas. A mostra ficará aberta a visitação até 30 deste mês, das 9 às 17h.

Espaço que preserva a memória da música da Bahia, forma, produz e promove a cultura musical às margens da Lagoa do Abaeté, a Casa da Música foi inaugurada como Museu da Imagem e do Som do Abaeté, em 3 de setembro de 1993. Atualmente, disponibiliza um acervo de 700 peças sobre a música baiana e promove atividades culturais diversas. Durante o mês de comemoração, uma programação inteiramente gratuita apresenta cinema, música, artes visuais, poesia, oficinas e bate-papos.

Espaços Culturais

A Secult mantém 17 espaços culturais, administrados pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC) e localizados em diversos territórios de identidade. Destes, cinco funcionam em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro,Valença e Vitória da Conquista. Mais informações estão disponíveis na internet ou podem ser obtidas pelo telefone 71 3116-2000.

 

Comentários

Comentários