“Divindade infinita do universo”. Essa frase ecoou aos quatro cantos do mundo e é atribuída à banda afro Olodum que, em 2017, celebrará os 30 anos do seu primeiro LP: Egito Madagascar, primeiro disco de samba reggae do mundo, lançado em 08 de novembro 1987. No álbum histórico, está a aclamada canção ‘Faraó Divindade do Egito’.

O histórico LP Egito Madagascar. | Foto: CDMO

O histórico LP Egito Madagascar. | Foto: CDMO

Uma das músicas mais reconhecidas da Bahia, ‘Faraó Divindade do Egito’, de Luciano Gomes, abriu as portas do Egito para mundo, com ‘conexão’ obrigatória na Bahia, mais precisamente em Salvador, no Pelourinho. A letra desvenda, desde a arquitetura ao esquema mitológico, gerando um movimento revolucionário para o carnaval da Bahia na década de 1980, eternizando por grande parte dos cantores baianos e brasileiros.

Para a celebração, o Olodum realizou no sábado, 22 de outubro, na sede da entidade, o pré-lançamento da campanha “Eu Falei Faraó”, que terá início em novembro deste ano, e contará com relançamento de LPs, fitas cassetes, camisas e uma grande mobilização nas redes sociais.

Evento de pré-lançamento da campanha “Eu Falei Faraó”. | Foto: Olodum

Evento de pré-lançamento da campanha “Eu Falei Faraó”. | Foto: Olodum

João Jorge, presidente do Olodum, rememora o início da trajetória da canção que foi escolhida no Festival de música e artes do Olodum (FEMADUM), e que permitiu que uma gravadora executasse o primeiro disco de Samba-regaee do mundo. “Foi um festival disputadíssimo em 1987, e não foi fácil peregrinar neste período, a cada hora que surgia uma música, ela crescia tanto quanto Faraó”, narra.

João Jorge, presidente do Olodum. | Foto: Olodum

João Jorge, presidente do Olodum. | Foto: Olodum

“Hoje, nós provocamos este pré-lançamento para anunciar para o mundo inteiro que estes protagonistas estarão um ano inteiro fazendo parte dos vários detalhes da celebração, que será esta campanha, ela vai reinventar músicas, fotografia, filmes e etc”, conta João Jorge.

O Bahia na Lupa presente no evento. | Foto: Jeferson Conceição

O Bahia na Lupa presente no evento. | Foto: Jeferson Conceição

O compositor Luciano Gomes, autor da música, afirma que se orgulha muito pelo hit de sucesso: “Eu não tenho palavras para agradecer o reconhecimento do Olodum, por esta linda homenagem. Faraó é o hino do Samba Reggae brasileiro”.

Comentários

Comentários