A desintoxicação ou detoxificação é um processo de extrema importância que é realizado todos os dias pelo nosso corpo. Esse processo acontece principalmente  em alguns órgãos como fígado, rins  e  intestino.

Ele ocorre para transformar as substâncias tóxicas que ingerimos – conservantes, corantes, agrotóxicos, acidulantes, derivados de plásticos, bebidas alcóolicas, gorduras trans, açúcares e medicamentos que geram radicais livres no nosso corpo – em substâncias menos tóxicas, para serem eliminadas do nosso organismo.

Dieta detox. | Foto: Katherine Hala

Dieta detox. | Foto: Katherine Hala

Consumir alimentos detox não deve ser encarado como um modismo e sim como um estilo de vida, que deve ser adotado todos os dias do ano e não somente após o consumo de excessos alimentares: festas de final de ano, celebrações juninas, Páscoa, etc. – como muitas pessoas estão fazendo.

A regra é simples: se você come muitos alimentos industrializados, faz uso de bebida alcóolica com frequência, se alimenta de muita fritura ou comida gordurosa, seu corpo precisa eliminar mais substâncias tóxicas.

Já quem tem uma alimentação melhor, que consome diariamente frutas, verduras, carnes magras, temperos e ervas antioxidantes (laranja, alho, orégano e açafrão), evita frituras,  refrigerantes  e excesso de açúcar, já está contribuindo para o processo de desintoxicação todos os dias.

Foto: Lynn D. Rosentrater

Foto: Lynn D. Rosentrater

Para ajudar o organismo na tarefa de eliminar as toxinas ingeridas ou formadas no nosso corpo, é preciso ingerir os alimentos corretos  diariamente  e evitar aqueles que prejudicam o processo.

Dicas importantes

Evite excessos de  alimentos industrializados, farinha branca, açúcar, sal, carnes vermelhas, defumados, embutidos, bebidas alcoólicas e medicamentos que não sejam estritamente necessários.

Evite dormir pouco, fumar e se estressar de forma  desnecessária, pois  tudo isso aumenta a produção de radicais livres.

Consuma frutas, legumes, verduras, folhosos verde escuros, grãos integrais, castanhas, sementes, ovos, azeite de oliva, abacate, açafrão, alecrim, orégano, cacau, cebola, noz moscada, repolho, água e não esqueça de praticar exercícios físicos diariamente.

Se você faz uma  alimentação detox  e atividade física o ano inteiro, você é um forte candidato a viver cada vez mais e com saúde.

Não vá atrás de modismos, pois a moda passa. Ter uma alimentação saudável, é consumir alimentos desintoxicantes  todos os dias e não apenas em  algumas épocas do ano.

Procure um nutricionista e um educador físico. Sua saúde agradece.

Comentários

Comentários