Alimentar-se de forma adequada é super importante para que você possa curtir a maratona de festa e muita alegria neste carnaval. Para ter energia nos dias de folia é necessário escolher os alimentos certos, uma dieta balanceada e rica em nutrientes que traga disposição e te mantenha de pé mesmo após a folia. Saiba o que comer antes, durante e depois.

Antes

Aipim, banana da terra, batata doce, cuscuz (milho, tapioca ou flocos de arroz), inhame e a tão famosa tapioca. Para acompanhar prefira queijos menos gordurosos como: minas frescal, minas padrão, cottage e mussarela; carnes, peixes ou frangos assados, cozidos ou grelhados. Você poderá consumir também arroz e macarrão de preferência na versão integral, ou um sanduíche de queijo, ou atum, ou frango, com pão integral. Evite frituras!

Para você que não deixa de comer seu feijão antes de sair para festa , prefira um feijão com carnes magras: alcatra, patinho ou músculo. Uma feijoada rica em carnes gordurosas é de difícil digestão e pode te deixar empachado ou com mal estar durante a festa. Mas se mesmo assim, você não deixa de “bater” aquela feijoada ou gosta de comer outros pratos “pesados” como a dobradinha, o sarapatel, a maniçoba dentre outros, então evite excessos e como acompanhamento com salada com verduras, folhas verde escuras para reduzir a absorção de gordura.

Na folia, evite frituras, se hidrate sempre, beba moderadamente! | Foto: Turismo Bahia

Na folia, evite frituras, se hidrate sempre, beba moderadamente! | Foto: Turismo Bahia

Durante

Hidrate-se bastante. Beba água mineral sempre. Quando for comer, preste atenção na higiene do local e prefira lanches como sanduíches sem molhos, tapiocas, yakisoba, sucos de fruta ou de polpa. Não esqueça de comer!

Para quem vai consumir bebida alcoólica, beba 1 copo de água a cada latinha de cerveja ou doses de whisky ou outros drinks. Beba com moderação.

Após

Ao chegar da festa faça um suco detox ou coma um sanduíche leve, tapioca, aipim ou outras raízes.

As frutas como abacaxi, laranja, goiaba, manga, acerola, limão, uva, maçã, pera, melancia e melão assim como as verduras e legumes – couve, brócolis, cenoura, abóbora, folhosos verde escuros, beterraba, berinjela – são ricas em substâncias desintoxicastes e compostos bioativos que aumentam as defesas do corpo, deixando seu sistema imunológico blindado para evitar infecções, gripes entre outras doenças.

Suco de Morango detox. | FOto: Fabi Ferreira

Suco de Morango detox. | FOto: Fabi Ferreira

Sugestão de suco detox de morango

6 morangos

250 ml de agua de coco

4 cravos

1 colher de chá de alecrim

1 folha de couve congelada ou cubo de couve

Bata tudo e sirva gelado

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