A experiente ilustradora Clau Souza criou o canal para aquelas pessoas que gostam de ilustração e trabalham na área, mas se sentem perdidas sobre como começar. O internauta vai encontrar também sugestões sobre o mercado de ilustração e o que fazer para ter uma carreira de sucesso…

A ilustradora Clau Souza, da Borogodó, criou um canal no YouTube para tirar dúvidas e contar um pouco dos dez anos de experiência no mercado. | Foto: Divulgação

A ilustradora Clau Souza, da Borogodó, criou um canal no YouTube para tirar dúvidas e contar um pouco dos dez anos de experiência no mercado. | Foto: Divulgação

Chegou a oportunidade para aqueles que são ilustradores profissionais – ou têm curiosidade em exercer a profissão – aprenderem um pouco mais sobre o mercado. Clau Souza, da Borogodó, criou um canal no YouTube para tirar dúvidas e contar um pouco dos dez anos de experiência como ilustradora.

O primeiro vídeo intitulado como “Coisas que ninguém conta” já está no ar e traz um depoimento divertido sobre como o “aspirante a ilustrador” pode abordar os profissionais para avaliar o portfólio. São conteúdos com base em algumas dúvidas que chegam até Clau que vão desde como fazer para montar o portfólio do zero até dúvidas mais existenciais sobre a profissão.

“Recebemos diariamente aqui no estúdio vários portfólios e notamos que muitas vezes a abordagem é bem confusa ou apenas não deixa claro quais os objetivos e intenções do ilustrador. Coisas simples como essas podem gerar oportunidades de projetos para um freelancer, um emprego também, e até mesmo fazer com que ele receba ótimas dicas de um ilustrador que admira. Neste primeiro vídeo a intenção é orientar os ilustradores ou aspirantes a agirem de forma mais estratégica nessa hora”, explica Clau.

A ilustradora, que já criou projetos para marcas como Editora Abril, Lilica Ripilica e Fiat, decidiu fazer o canal para ajudar iniciantes e profissionais de forma única e interativa. Isso porque Clau Souza conhece a forma de como a maioria lida com as solicitações no mercado. “Não basta saber desenhar. Para ser um ilustrador você também precisa saber escrever e direcionar o conteúdo de forma clara, por exemplo. Fica bem mais difícil trabalhar com um ilustrador que não sabe expor suas ideias ”, diz.

Estas e outras dicas importantes os usuários poderão encontrar no canal. Os vídeos possuem cerca de 10 minutos de duração e serão divulgados semanalmente no canal do YouTube. A cada semana, um tema diferente. “Os assuntos serão escolhidos de acordo com as dúvidas que chegam diariamente em meu email. Vou gravar os vídeos conforme as demandas e tentar responder às perguntas de uma forma direta e divertida, assim consigo ajudar o maior número de pessoas que querem entrar neste universo”, finaliza a ilustradora.

Para conhecer o canal, procure por “Canal da Clau – Borogodó” no YouTube e inscreva-se para receber as novidades.

“Carreira Ilustrador”

Hoje em dia chutar o balde e abrir o próprio negócio exige muito mais do que coragem: é preciso ter experiência e vontade de aprender. É exatamente isso que a ilustradora Clau Souza aborda em seu curso online “Carreira Ilustrador”.

De forma totalmente animada, Clau Souza conta um pouco sobre sua experiência de ilustradora e faz uma introdução especial sobre o tema. Acompanhada do mascote Sérgio, um boneco articulado com atuações dignas de Oscar, a profissional que possui dez anos de experiência, divide o curso em diversos módulos essenciais para quem assiste.

O curso “Carreira Ilustrador” conta com 21 aulas que ajudam o aluno a entender o passo a passo para se tornar um ilustrador e mostra até mesmo as dificuldades que eles enfrentam na área. Entre os temas mais populares estão “o que eu preciso pra ser um ilustrador”,  “como criar um portfólio do zero”, “como fazer orçamento e contrato” e “o papel do software na ilustração”.

Para adquirir o curso “Carreira Ilustrador” é necessário fazer a matrícula no site da Borogodó.

Coleção Bença Posters, criado especialmente e exclusivamente para a loja virtual da Borogodó.  | Foto:  Camila D’Orazio <3

Coleção Bença Posters, criado especialmente e exclusivamente para a loja virtual da Borogodó. | Foto: Camila D’Orazio <3

Sobre a Borogodó

A Borogodó é um estúdio de ilustração voltado principalmente para o desenvolvimento de personagens. A dupla formada pela ilustradora Clau Souza e pelo artefinal Alexandre Saito, o “Japa”, já criou projetos para marcas como Lilica & Ripilica, Editora Abril, Fundação O Boticário e Fiat e foram reconhecidos por grandes publicações da área como Lürzer’s Archive, Zupi e Computer Arts. Traços simples, geométricos e uma paleta colorida fazem parte da linha visual da Borogodó, que tem a brasilidade como um de seus temas preferidos. Hoje eles também contam com uma lojinha online para a venda de coleções exclusivas e recentemente lançaram o Curso Online Carreira Ilustrador.Tudo isso porque a dupla é apaixonada pelo universo da ilustração. Ah, falando nisso, eles contam com a ajuda do Sérgio, um boneco articulado que acompanha a Clau no curso e tem atuação impecável e digna de Oscar.

Comentários

Comentários