Retorno
Vai ter BaVi de série A. O Vitória conseguiu manter-se na elite do futebol brasileiro, mesmo apesar da derrota em casa para os reservas do Palmeiras neste domingo, o que significa que o maior clássico do Nordeste e um dos maiores do País estará de volta na primeira divisão em 2017. É inegável que o futebol baiano se fortalece dessa forma, com suas duas principais agremiações enfrentando grandes adversários, nessa que é uma das competições mais disputadas do mundo. Isso também eleva a auto-estima dos torcedores. Claro que os nossos dirigentes precisam acertar em cheio na política de contratações e no bom emprego dos recursos financeiros. Ao mesmo tempo, vejo uma oportunidade única de o marketing tanto do rubro-negro, como do tricolor, crescer. Mais do que permanecer no grupo dos melhores ano que vem, Bahia e Vitória precisam pensar alto – beliscar uma Copa Sul-Americana e, quem sabe, uma vaga na Libertadores de 2018.

Argel
Argel deve permanecer no Vitória? Como analista, eu não posso considerar apenas o fato de que o grande objetivo do Vitória – manter-se na primeira divisão – foi de fato alcançado. Digo isso porque agora será preciso iniciar o trabalho, participar das contratações, montar o time, promover os bons valores da Base. Minha opinião é de Argel não tem o perfil adequado para isso. Claro que o técnico gaúcho tem suas virtudes: trabalha muito, motiva os jogadores o tempo todo e fala a língua dos jogadores, que conhecemos como ‘boleiragem’. Ou seja, serve para reanimar um grupo que vinha de muitos resultados ruins, cabisbaixo, caminhando a passos largos para a segunda divisão. Mas tenho minhas dúvidas de que serve para planejamento de um ano todo. No Inter, por exemplo, ele fracassou nessa missão. A diretoria precisa analisar bem o mercado e não se iludir com os resultados do final deste ano.

Flórida
O Bahia vai participar da Flórida Cup Challenge 2017. O torneio nos Estados Unidos reúne clubes de diversos países, entre os dias 8 e 15 de janeiro. O time estreia no dia 12 de janeiro, contra o Wolfsburg, da Alemanha. A outra partida será no dia 15, diante do Estudiantes, da Argentina. O tricolor substituirá o Flamengo, que desistiu de disputar a competição alegando falta de datas em seu planejamento. A fase Challenge, que o Bahia disputará, tem a participação de Atlético Mineiro, Wolfsburg, Bayer Leverkusen, Estudiantes e Rowdies-EUA. Na disputa, os times competem pelo país. Ou seja, Bahia e Atlético-MG formam a dupla brasileira. Corinthians, São Paulo, Vasco e Internacional disputarão a fase Playoff, de 15 a 21, com o formato mata-mata habitual. Trata-se de uma boa oportunidade para internacionalizar a marca Bahia.

Inédito
Sobrou para o Inter o inferno da segunda divisão. Um clube rico, com dezenas de milhares de sócios em dia e ótima infraestrutura, foi o quarto rebaixado para a série B de 2017, juntando-se a Figueirense, Santa Cruz e América (MG). Como isso foi possível? Primeiramente com má gestão. O então presidente Vitório Piffero e seus comandados erraram feio na política de contratação e apostaram em um time extremamente jovem, desprovido de uma liderança em campo, como fora o argentino D’Alessandro até o ano passado. Mais do que isso, pagou salários astronômicos para jogadores que pouco tinham a oferecer, como o caso do meia Anderson. Ademais, sobrou prepotência e arrogância dos cartolas colorados, que antes juravam de pés juntos que “time grande não cai”, uma cutucada no rival Grêmio, que já caíra duas vezes em sua história. Cai sim…

Feminino
Agora a bola está com elas. Foram definidos neste sábado os confrontos das quartas de final do Baianão Feminino 2016/2017. A fase de classificação chegou ao fim com quatro jogos. Os destaques ficaram por conta das goleadas. A maior delas foi do São Francisco, líder invicto do Grupo 2, que fez 11 a 1 em Ribeira do Pombal. A segunda maior goleada foi do Lusaca, que bateu Catu por 9 a 0. Já o Vitória venceu Terra Nova por 7 a 1, e o Juventude derrotou Ilhéus por 6 a 0. Com os resultados, os confrontos das quartas de final ficaram assim definidos: Vitória x Ribeira do Pombal, Lusaca x Ilhéus, São Francisco x Terra Nova e Juventude x Flamengo de Feira. Os duelos, apenas de ida, acontecerão no próximo sábado (17). Na oportunidade serão definidos os semifinalistas do estadual. As informações são da Federação Bahiana de Futebol.

Pimentinha
O Vitória já pensou em um substituto para Marinho?

Comentários

Comentários