“O projeto mudou a maneira de eu pensar a vida. Antes, não tinha nada para fazer, hoje eu sonho em ser um atleta profissional. Com o que aprendi,  já consegui uma marca importante: o 4° lugar no Campeonato Baiano da modalidade, disputado este ano, em Simões Filho”.

atletismo

O depoimento é do jovem baiano praticante de atletismo Valdinei Santos, de 18 anos. Feliz, ele comemora as atividades do projeto “Formando Cidadão Através do Esporte”, no Bairro da Paz, na capital baiana, que por décadas foi estereotipado como sendo “bairro violento” e, hoje, recontextualiza a história, com seu potencial de desenvolver atletas.

O projeto no bairro carente de Salvador foi visitado pela atleta de tênis de mesa, Joice Tavares, de 18 anos, campeã da Copa do Brasil e do Campeonato Baiano, além de medalha de bronze nos Jogos Escolares da Juventude, em 2013, no mês passado.

“Eu acho importante. Estou adorando a experiência de passar um pouco da minha técnica para os jovens que antes conhecia o esporte apenas como ping e pong. A comunidade do Bairro da Paz tem abraçado essa iniciativa”, comenta a mesatenista Joice Tavares.  Para ela, o fomento da modalidade nos bairros da capital permite disseminar o esporte, atraindo cada vez mais jovens.

Em cinco meses de atividade, o projeto atende cerca de 400 pessoas, entre crianças e jovens nas modalidades de tênis de mesa, atletismo, futebol e futsal. A ação é uma iniciativa da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudeb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho e Esporte (Setre) do governo baiano, desenvolvida em parceria com a Central Única da Cidadania (CUC).

Interiorização 

Pensando na interiorização dos desportos, na revelação e desenvolvimento de futuros atletas e na inclusão social, o projeto “Formando Cidadão Através do Esporte” realiza oficinas esportivas, possibilitando a descoberta de novos talentos. As atividades também focam na melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes da comunidade, atendida pelo programa Pacto pela Vida.

Segundo a Sudesb, projetos com aulas de iniciação esportiva já vêm sendo implantados na Bahia desde 2007, em alguns bairros de Salvador e também no interior do estado. Entre as modalidades oferecidas estão futebol, futsal, natação, ginástica, hidroginástica, basquete, judô, karatê, remo e vôlei.

Comentários

Comentários