Ilhéus, Cabaceiras… Conhece esses dois municípios do interior baiano? Eles estão na rota de uma cartilha com dez sugestões de destinos para o turismo rural nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil, lançada pelo Ministério do Turismo, com a finalidade de atrair turistas brasileiros e estrangeiros para o meio rural. Os passeios ao ar livre, as comidas regionais e o contato com os animais e com o modo de vida do campo são apresentados como atrativos na cartilha que tem textos com versões em inglês e espanhol.

A cartilha está disponível em PDF

A cartilha está disponível em PDF e versão online

O gerente de projetos da Coordenação-geral de Programas de Incentivo à Viagens, do Ministério do Turismo, Cristiano Araújo Borges, explica que os roteiros do turismo no campo ainda tem comercialização restrita e atraem principalmente os brasileiros, por isso é importante investir na divulgação também aos estrangeiros. São as belezas naturais do Brasil que mais atraem este público, de acordo com o Estudo da Demanda Turística Internacional, do Ministério do Turismo.

Ilhéus, na Bahia, é um dos destinos listados na cartilha do Ministério do Turismo | Foto: Ariel Martini/Flickr

Ilhéus, na Bahia, é um dos destinos listados na cartilha do Ministério do Turismo | Foto: Ariel Martini/Flickr

O interesse de brasileiros e estrangeiros pela natureza aliado aos 4 milhões de estabelecimentos de agricultura familiar mapeados no país contribuem para a oferta do turismo no meio rural. Segundo Cristiano Araújo quem procura este segmento busca principalmente vivenciar a experiência da vida no campo. “O turista que vai para o meio rural não está tão interessado em conforto, o foco é vivenciar o modo de vida rural, a forma como o campesino vive, portanto ele busca uma estrutura de mais simplicidade”, avalia.

Os destinos sugeridos na cartilha, além de Ilhéus (BA), Cabaceiras (PB), são: Gravatá (PE), Venda Nova do Imigrante (ES), Vale do Café, em Vassouras (RJ), Circuito das Frutas, em Jundiaí (SP), Região da Uva e do Vinho, em Bento Gonçalves (RS), Gramado (RS), Serra Catarinense, em Lages (SC), e Acolhida na Colônia, em Santa Rosa de Lima (SC).

Clique e conheça a cartilha

 *EBC

Comentários

Comentários