Sejam festas juninas, carnaval ou festas de fim de ano o nosso organismo é bombardeado de bebidas alcoólicas, alimentos que contem muito açúcar e gordura, além de serem consumidos em grande quantidade, de acordo com os dias festivos. Depois de tanto maltrato o intestino desregula por completo, quem já tem esse problema sofre dias com prisão de ventre.

Foto: Andrzej Szymański

Foto: Andrzej Szymański

Indisposição, irritabilidade, inchaço abdominal, formação de gases dentre outros. A constipação intestinal é consequência também de uma dieta pobre em fibras e pouca ingestão de água. As fibras são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, elas correspondem às partes comestíveis dos vegetais que são resistentes à digestão e à absorção pelo intestino delgado.

Uma dieta rica em fibras reduz também o risco de doenças do coração, auxilia a regulação nos níveis de glicose no sangue e previne obesidade. Contudo é importante que o consumo seja acompanhado da ingestão de água, caso contrário terão efeito inverso.

As fibras são encontradas em frutas, verduras, cereais (aveia e cevada), grão-de-bico, feijão, lentilha dentre outros.

Receita para regular o intestino:

Frozen especial de maçã

Ingredientes

1 copo de iogurte desnatado

1 maça cortada em cubos

2 ameixas secas pretas e sem sementes

2 colheres de mel

1 colher de aveia em flocos finos

1 colher de sobremesa de canela em pó

Modo de preparo

Deixe o iogurte no congelador por 3 horas, bata no liquidificador com os outros ingredientes até ficar homogêneo. Sirva gelado.

Comentários

Comentários