Série revivendo boas histórias da estrada! Nessas férias de janeiro, o Bahia na Lupa rememora reportagens antigas de alguns roteiros de viagem por nosso imenso território baiano. Gente, lugares, comidas, costumes…

O Recôncavo baiano, terra de tantas peculiaridades, também é rota para bons estabelecimentos que servem galinhas caipiras de comer rezando. Um desses locais fica na cidade de Sapeaçú. Passando pela BR 101, há uma estrada de terra perpendicular à entrada da cidadezinha. Seguindo em frente é possível encontrar uma das melhores iguarias da região, em ‘Gil da Galinha’.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O lugar é aconchegante. Lembra a varanda da casa de nossos avós, no interior. Gil, o proprietário, atencioso, logo pergunta: “À molho pardo ou branco”? É companheiros de Rota BnL, à procura de onde comer a melhor galinha da terra na Bahia, sempre encontramos curiosidades.

A galinha caipira do Gil é servida com uma camada de molho especial, branco ou pardo, pirão com pedaços de tempero, feijão verde tropeiro, arroz e salada verde. Difícil é precisar qual das duas opções do galináceo é a mais saborosa.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

De sobremesa os fregueses ainda ganham amostras de uma deliciosa cocada de cacau. É um roteiro indispensável para os amantes da gastronomia típica do interior baiano.

Comentários

Comentários